sábado, 10 de abril de 2010

SOBRE O POETA

PARA SABER MAIS SOBRE O POETA:

O poeta Emerson Vaz Borges lançou ontem, 24/03, no Restaurante Carpe Diem da 104 Sul, o livro “Vialacteano” com o selo da Thesaurus Editora de Brasília. Em festa que reuniu parentes, amigos e admiradores do trabalho de poesia, num clima festivo e harmonioso. Todos queriam prestigiar e homenagear o poeta Emerson que esteve presente compartilhando com os amigos a alegria de publicar seu primeiro livro.Os amigos fizeram fila para pegar o autógrafo do poeta EmersonCom uma poesia alegre e vibrante, que traz os aspectos mais puros da natureza, o sentimento cristalino do coração e o sorriso da amizade, Emerson autografou uma centena de livros com a mesma disposição de quem prepara versos que encantam o Universo de estrelas espalhadas na Via Láctea. A festa começou pontualmente às 19h30 e não demorou para começar a aparecer os amigos e congratulá-lo por mais esta vitória, afinal como diz o poeta Carlos Drummond: “Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. São muitas, eu pouco. Algumas, tão fortes como o javali. Não me julgo louco. Se o fosse, teria poder de encantá-las. Mas lúcido e frio, apareço e tento apanhar algumas para meu sustento num dia de vida. Deixam-se enlaçar, tontas à carícia e súbito fogem e não há ameaça e nem há sevícia que as traga de novo ao centro da praça. …”De pé com a esposa, Emerson recebeu o carinho da família e dos amigos durante o lançamento do livro "Vialacteano", no Restaurante Carpe DiemNascido sob o signo de virgem, em 5 de setembro de 1964, em Sobradinho, filho de camponês e de mãe professora em colégio do interior do Estado do Goiás, Emerson passou a maior parte da infância numa fazenda na beira do rio Arraial Velho, sob os olhos de Deus e da natureza. No final da infância foi estudar na escola agrícola de Planaltina-DF, onde concluiu o curso técnico. Trabalhou durante uma época nesta área, até que mediante concurso público, passou para Polícia Civil de Brasília onde segue carreira. Finalmente publicou seu primeiro livro, com poemas advindo da Filosofia, juntamente com a literatura uma grande paixão de sua vida.Cercado de amigos, em clima festivo, Emerson celebrou a poesiaMuito cumprimentado pelos amigos, que de há muito tempo já reconheciam no profissional uma pessoa de bom caráter e sabedoria salomônica, Emereson não deixava de lembrar os amigos que a poesia é algo tão bom e simples como reunir os amigos para uma pescaria. Acompanhado de sua esposa e dos filhos, o autor distribuiu poemas e alegrias em noite inesquecível no Restaurante Carpe Diem, que está acostumado a proporcionar os melhores lançamentos literários na capital da República. Abaixo a poesia que dá título ao livro:

Vialacteano

(Dedicado ao criador)
Emerson Vaz

Meus belos tempos idos, meu coração atentoOlhos fitos, aflitos, perdidos na imensidão
Imaginação em devaneio, em aflição
O universo todo desafiando meu talento.A Via Láctea me convidando para uma dança
As estrelas me arremessando centelhas de ilusões
Todo o sistema solar em equilíbrio na balança
Minha mente admirando os átomos em profusões.As nebulosas nunca me causaram medo
Buracos negros não me exercem fascínio
Me deleito olhando estrelas de manhã cedo
Sem precisar de telescópio ou raciocínio.Meu corpo executa órbitas elípticas em torno do Sol
Por que sou um átomo pensante do planeta Terra
Eu observo estupefato o vermelhidão do arrebol
Dum lugar equidistante entre o Brasil e a Inglaterra.Minha pátria é uma galáxia em infinita expansão
Sóis, luas, estrelas cadentes acendendo seus faróis
Horizontes inteiros cheios de luz, cheios de arrebóis
Iluminando outros mundos em plena evolução.Sou um ser visivelmente, completamente vialacteano
Minha mente não conhece fronteiras no universo
O universo de minha imaginação frabricando verso
Em busca de um ser superior, do criador Galaxiano.
Vialacteano é o titulo do livro de poesias do Agente de Polícia Emerson Vaz Borges, com lançamento previsto para dia 24 de março no espaço Carpe Diem da 104 Sul. A obra apresenta uma coletânea de poemas de conteúdo místico e filosófico tendo como foco principal a comunhão e a harmonia entre Deus e a natureza, o homem e o espaço sideral.

“Nessa obra, bato na porta do desconhecido, pois Vialacteano é a conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo”, explica o autor.
O escritor está na Polícia Civil há 17 anos.
Atualmente lotado na 16ª DP em Planaltina, onde reside. Ele conta que começou escrever na adolescência e seu maior interesse sempre foi a filosofia. “Assim nasceu a vontade irreprimível de repassar o que sentia. Tenho necessidade de escrever em razão dessa busca incessante pelo conhecimento sobre coisas inexplicáveis. Sempre busco respostas, saber sobre o que nos cercam e ir mais além”, ressalta Emerson.

O livro, composto por mais de 90 poemas, foi publicado pela Editora Thesaurus que tem mais de 30 anos de experiência no mercado. Para o autor “a publicação do livro é a realização de um sonho que compartilhará com a família e os amigos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário